Relação entre uso de drogas e esquizofrenia

Descubra qual é a relação entre a esquizofrenia e o uso de drogas

A relação entre a esquizofrenia e o uso de drogas é uma linha bem tênue, pois a dependência química leva ao transtorno mental e vice-versa, inclusive a doença pode ser agravada pelos entorpecentes. Afinal, tanto o problema mental quanto as drogas provocam mudanças no corpo, tais como:

alucinações;
delírios;
distúrbios dos movimentos;
desordem nos pensamentos;
redução das sensações de prazer diário;
falta de foco;
redução da fala; e
baixa da capacidade cognitiva.

Segundo estudo da Universidade de Copenhague, quem faz uso de maconha tem 5,2 vezes mais risco de desenvolver a esquizofrenia. Por outro lado, o álcool tem índice menor, de 3,4 vezes.

No entanto, o álcool em pessoas com a doença promove a evolução do problema e, consequentemente, desemprego, baixa escolaridade, sintomas exagerados, falta de capacidade de julgamento e do próprio tratamento de saúde. Já com outras substâncias químicas, as margens ocorrem em:

drogas alucinógenas: 1,9 vezes;
sedativos: 1,7 vezes;
demais substâncias: 2,8 vezes.

Demais estudos demonstram que um dos motivos para o uso de drogas entre pessoas com esquizofrenia é porque ela oferece um alívio nos sintomas depressivos, de ansiedade e na manutenção da euforia, visto que esses usuários têm dificuldade de socializar com outras pessoas.

Logo, a utilização serve para a redução de estigmas e aceitação social. Todavia, quando a pessoa com predisposição à doença faz uso de drogas sintéticas, maconha, estimulantes, anfetaminas, cocaína e outras, pode apresentar sintomas psicóticos que somente médicos podem identificar.

Olha eu mais uma vez me defendendo sozinha.

Comentários

Postagens mais visitadas