O que significa o termo pé-de-meia na Língua Portuguesa
"Pé-de-meia" (com hífen) é uma expressão figurada que se refere a uma reserva de dinheiro ou poupança para o futuro, sendo classificada como uma catacrese ou metáfora viciada, pois emprega a palavra "pé" para um sentido figurado. A expressão sem hífen ("pé de meia") refere-se literalmente à peça de vestuário que cobre o pé.
Análise da figura de linguagem:
Catacrese: O termo é considerado uma catacrese, que é o uso de uma palavra em um sentido que não é o seu original por não haver um termo mais específico ou por esquecimento. No caso de "pé-de-meia", a palavra "pé" é usada com o sentido de base ou segurança, semelhante a como se usa "boca de forno" ou "pé de pato".
Metáfora: A expressão também pode ser vista como uma metáfora viciada, que é uma metáfora que perdeu seu valor estilístico e se tornou comum no uso popular.
Exemplos de uso:
"Estou fazendo um pé-de-meia para a minha aposentadoria".
"Encontrei um pé de meia em cima do sofá".
Em resumo, a expressão "pé-de-meia" é um termo figurado que se tornou tão comum que é entendido como uma única palavra, representando uma economia financeira, o que a torna uma figura de linguagem importante na língua portuguesa.
Comentários
Postar um comentário