Mania sanduíche. Mania, o quê?

Olá,


Você sabia que os dois polos da bipolaridade podem se misturar e gerar confusão tanto para os profissionais da área da saúde quanto para a pessoa que tem bipolaridade e seus parentes? Isso constitui um desafio extra para os profissionais para identificar o tipo de estado de humor e não confundir os casos.

A mania "sanduíche" vai ser o nome que eu usarei para identificar a mania do tipo mista, um quadro de humor em que ocorrem uma mistura de sintomas.

A mania "sanduíche" tem algumas características idênticas à mania pura, como:

1- Energia física: aumentada, com aumento de disposição e inquietação;
2- Pensamento: alterado, com maior aceleração e frequência;
3- Impulso: aumentado, podendo ser para compras, álcool, drogas, sexo, jogo e atividades com consequências potencialmente dolorosas;
4- Sono: reduzido, com ativação noturna;
5- Atenção: distraída, com pouco foco.

A principal diferença ocorre no humor. Diferente do humor eufórico e expansivo que ocorre na mania pura, no caso da mania mista, o humor muda podendo ser disfórico (mais violento e hostil) ou depressivo. Esse fato mostra que constitui algo perigoso porque o aumento de energia física pode ser utilizado para fazer mal a si.

Outros pontos diferentes da mania pura é a sensação de prazer e a autoestima. Na mania "sanduíche" pode acontecer uma incapacidade de sentir prazer e uma autoestima bem reduzida.

Características:

1- Duração: no mínimo 7 dias;
2- Funcionamento: é muito prejudicial ao indivíduo pela possibilidade da pessoa estar com muita energia e, ao mesmo tempo, disfórico ou depressivo;
3- Sintomas psicóticos.

Fonte: newsletter Dr. Renato Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas